COMO FAZER A SONDAGEM - ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Sondagem de hipótese de escrita
- EE Luiz Martins
- Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes
- Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da representação escrita se dá por uma psicogênese, um processo de assimilação e acomodação de novas aprendizagens, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, muito antes de ingressarem na primeira série do ensino fundamental.
- Como fazer a sondagem
- Escolher 4 palavras na ordem: 1 polissílaba, 1 trissílaba, 1 dissílaba e 1 monossílaba.
- Devem ser do mesmo campo semântico.
- Como fazer a sondagem
- Criar uma frase com uma das palavras pertencentes ao rol para observar se há estabilidade na escrita.
- Material sondagem - 1
- Material sondagem - 2
- Material sondagem - 3
- Como fazer a sondagem
- Quando o educador encontrar dificuldade para realizar a leitura da escrita do aluno, é importante pedir para que ele leia apontando as letras e sinais correspondentes à fala.
- Como fazer a sondagem
- Para os alunos alfabetizados :
- Reescrita de um texto narrativo (escolher um texto bem escrito)
- SONDAGEM - 2
- ELENCAR ITENS : RECONHECE O GÊNERO, NORMAL PADRÃO...
- CONTAR HISTÓRIA E PEDIR REESCRITA
- Escrita pré-silábica
- Há uma ausência de relação entre a escrita e os aspectos sonoros da fala, isto é, não existe busca de correspondência entre as letras e os sons.
- Escrita silábica sem valor sonoro
- Tendem a estabelecer uma correspondência sistemática entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas que se deseja escrever – sem o valor sonoro correspondente.
- Escrita silábica com valor sonoro
- Neste caso, as letras utilizadas pertencem realmente, em todas ocasiões, à sílaba que se tenta representar.
- Escrita silábica alfabética
- Período de transição, no qual a criança trabalha simultaneamente com duas hipóteses diferentes.
- A escrita apresenta sílabas completas e sílabas representadas por uma só letra.
- Escrita alfabética
- As escritas são construídas com base em uma correspondência entre fonemas (sons) e grafemas (letras).
- Exemplo 1 ALFABÉTICA
- Exemplo 2 SILÁBICO COM VALOR SONORO
- Exemplo 3 PRÉ-SILÁBICO
- Exemplo 4 SILÁBICO ALFABÉTICO
- Exemplo 5 SILÁBICO SEM VALOR SONORO
- Resumo de história
- Recuperação Paralela
- 3. Determinar objetivos/atividades
- 5. Avaliação (nova sondagem)
- Intervenções
- Dê a ela as informações que pedir. Ajude a fazer observações e comparações. Ajude a identificar semelhanças e diferenças. Peça-lhe que leia o que escreveu. Incentive a escrever e a ler do jeito que ela acha que é. Faça perguntas:
- – "Por que você escreveu desse jeito?" – "Você acha que tem mais alguma letra?" – "Por que você pôs esse a , aqui?" – "Por que aqui você escreveu a palavra desse jeito e aqui você escreveu de outro jeito?" – "As palavras têm um jeito só de escrever ou elas podem ser escritas de vários jeitos?" – "Se mudarmos a ordem das letras continua escrito a mesma coisa?" – "Duas palavras diferentes podem ser escritas do mesmo jeito?"
- Em grupo
- Liste ações/atividades pedagógicas para solucionar os problemas evidenciados na redação.
- Organização da sala
- Organizar a sala em duplas
- Agrupar por hipóteses de escrita
- Agrupar de acordo desenvolvimento
- Agrupamento Par menos competente Par muito mais competente RECOMENDADO NÃO RECOMENDADO NÃO RECOMENDADO Par menos competente Par mais competente Par menos competente Par menos competente
- Duplas
- pré-silábico silábico sem valor sonoro
- silábico sem valor sonoro silábico com valor sonoro
- silábico com valor sonoro silábico alfabético
- silábico alfabético alfabético
- Rotina de leitura e escrita
- Leitura para repertório (professor)
- Cabeçalho (nome do aluno, cidade...)
- Atividade de leitura do aluno
- Atividade de escrita e reescrita
- Compreensão escrita (questões)
- Leitura para repertório
- Leitura com objetivo
- Informar sobre atualidades
- Localizar endereços e telefones
- Escrita com objetivo
- Anotar recados para alguém
- Avaliação
- Processo formativo e contínuo
- Avaliação das aprendizagens
- Avaliação do ensino
- Objetivos de aprendizagem
- Planejamento da atividade
- Encaminhamento da atividade
- Avaliação das aprendizagens
- Habilidades e estratégias de leitura e escrita
- Outros itens que o professor considerar relevantes
- Portfólio
- acompanhar o desenvolvimento dos alunos
- Portfólio
- Relatório do professor(es)
- Anexo das atividades desenvolvidas
- Outros itens e observações que o professor e/ou coordenador desejar incluir .
- Fonte:maristelacouto
Tidak ada komentar:
Posting Komentar