Rabu, 07 Oktober 2009
INCLUSÃO SOCIAL - ATIVIDADES
Para aqueles professores que começaram a trabalhar com crianças com necessidades especiais e não sabem quais atividades ajudaram essas crianças. Segue uma dica muito legal:
TAPETE COM TEXTURA: IREMOS TRABALHAR A COORDENAÇÃO MOTORA DA CRIANÇA TRABALHANDO COM OS MEMBROS INFERIORES - PERNAS-PÉS, PARA AJUDAR A MELHORAR A SENSIBILIDADE DA CRIANÇA.PARA ISSO UTILIZAREMOS TEXTURAS PARA EXPLORAR O TATO.
COMO JÁ HAVIA COMENTADO ANTERIORMENTE, TENHO UMA FILHA ESPECIAL, ONDE PARTICIPO JUNTO COM ELA EM TODAS AS SUAS TERAPIAS E LÁ APRENDO MUITA COISA INTERESSANTE, NÃO SÓ PARA AJUDAR A MINHA PRINCESINHA ,MAS GOSTARIA DE PASSAR O QUE SEI PARA AJUDAR TAMBÉM VOCÊ PROFESSOR QUE INICIOU NA INCLUSÃO SOCIAL , E PARTIR DE AGORA DAREI TODAS AS DICAS E IDÉIAS PARA AJUDÁ-LOS.
VAMOS MONTAR UM TAPETE DE TEXTURAS PASSO A PASSO
MATERIAL NECESSÁRIO:
02 CAIXAS GRANDES DE PAPELÃO
COLA QUENTE
TESOURA
DUREX COLORIDO
06 PAPEL COLOR SET DIVERSAS CORES
03 PAPEL KRAFT
FITA CREPE
CANETA PERMANENTE VERMELHA
PARA TEXTURAS:
01 LIXAS
PENAS COLORIDAS
ALGODÃO
BARBANTES
01 PAPEL ONDULADO
CAIXA VAZIA DE MAÇAS
01 PAPEL CELOFANE
MONTAGEM DO TAPETE DE TEXTURA
1 ETAPA:
ABRIR UMA CAIXA GRANDE DE PAPELÃO PARA SER A BASE. NO MEU CASO UTILIZEI UMA CAIXA GRANDE DE TV. UM LADO DA CAIXA FIZ O TAPETE E DO OUTRO LADO CORTEI OS QUADRADOS PARA MONTAR AS TEXTURAS.
DEPOIS ENCAPAR A CAIXA COM PAPEL KRAFT.
2 ETAPA:
COM O OUTRO LADO DA CAIXA RECORTAR 06 QUADRADOS E ENCAPAR COM PAPEL COLOR SET . ESTES QUADRADOS SERÃO A BASE PARA AS 06 TEXTURAS DIFERENTES.
3 ETAPA:
DEPOIS DE ENCAPADOS OS 06 QUADRADOS IREMOS COLOCAR O DUREX COLORIDO EM VOLTA PARA DAR UM ACABAMENTO BACANA.
PASSAR COLA QUENTE E IR COLANDO AS TEXTURAS UMA EM CADA QUADRADO CONFORME FOTO ABAIXO:
1 - ALGODÃO
2 - CELOFANE
3- BARBANTES
4 - LIXAS
5 - PAPEL ONDULADO
6 - CAIXA DE MAÇA
4 ETAPA
DEPOIS DE COLOCAR TODAS AS TEXTURAS NOS QUADRADOS , IR INTERCALANDO NO TAPETE E COLANDO DEIXANDO UM DO LADO DO OUTRO E PRONTO . ESTE TAPETE PODERÁ SER UTILIZADO TANTO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS- INCLUSÃO SOCIAL COMO TAMBÉM PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
COMO USAR O TAPETE:
COLOQUE O TAPETE NO CHÃO. AJUDE A CRIANÇA TIRAR O SAPATO E MEIA, E SEGURE A CRIANÇA PARA DAR PASSOS EM CIMA DO TAPETE, PASSE O PEZINHO DELA EM CADA TEXTURA E PERGUNTE QUAL A SENSAÇÃO , PARA CRIANÇAS QUE TEM SENSIBILIDADE , NO INICIO IRÁ FICAR COM RECEIO DE COLOCAR O PEZINHO, DEPOIS IRÁ ACOSTUMANDO. FAZER O MESMO PROCEDIMENTO COM OS OUTROS ALUNOS QUE ANDAM TRABALHANDO COM O TATO.
DICA: PODEMOS FAZER OUTRAS TEXTURAS DIFERENTES: FEIJÃO, MILHO, ESPONJA.
O QUE VOCÊ ACHOU DESTA DICA, DEIXE SUA OPINIÃO.
Langganan:
Posting Komentar (Atom)
Tidak ada komentar:
Posting Komentar